É provável que você já tenha ouvido falar sobre o conceito de resina pós consumo, ou o denominado plástico PCR. O nome vem do inglês (post-consumer resin) e refere-se ao plástico que passou por um processo de utilização.
Um exemplo é o frasco de shampoo, que após ser usado e ser descartado corretamente, pode vir a ser transformado em outros produtos, como uma nova embalagem.
Mas afinal, quais são os diferenciais e as vantagens do plástico PCR? Continue a leitura que vamos te explicar melhor o que é este produto.
O plástico PCR é um princípio sustentável de consumo
Apesar de ser visto por muitas pessoas como sendo o vilão do meio ambiente, o plástico é na verdade, uma grande oportunidade de negócio. Porém, atualmente, existe uma grande preocupação da indústria para fazer o reaproveitamento do material.
Anteriormente já havíamos falado sobre a importância do reaproveitamento dessa matéria, que quando descartada corretamente não só movimenta uma cadeia econômica como garante a produção de produtos de alta qualidade.
Assim acontece com o PCR, ele nada mais é do que uma resina originada de materiais já fabricados para outras finalidades, que passa pelo processo de reaproveitamento. Nesta situação, existe por exemplo o processo da cadeia circular acontecendo na prática, o que concede reintroduzir a resina pós consumo no processo para desenvolver novos produtos.
Assim, ao invés de extrair matéria-prima virgem, vinda da queima de combustíveis fósseis, quem usa o PCR para a criação de produtos está utilizando na composição do material já utilizado.
Existe perda de qualidade?
Quando falamos em reuso a perda ou não de qualidade é uma dúvida bastante frequente. É relevante saber que o plástico PCR passa por um processo de modificação para ser reutilizado em nova forma. A depender do tipo de uso que ganhará, não acontecerá nenhuma perda em termos de funcionalidade.
Como saber se um produto foi desenvolvido com plástico PCR?
Por meio das informações do próprio fabricante. Isso porque, vai depender muito a proporção da mistura das matérias-primas e muitas vezes essa diferenciação não será possível.
Para muitas empresas o material PCR também significa investimento reduzido.
Vantagens e aplicações do material PCR
Como já pontuamos, a primeira vantagem do plástico PCR é seu princípio sustentável. O segundo benefício que deve ser destacado é sua qualidade.
A grande maioria das pessoas acredita que um plástico de reuso não é eficaz, no entanto, tudo vai depender do uso que o plástico PCR ganhará na nova forma após passar pelo processo de modificação para ser reutilizado.
O custo-benefício é a terceira grande vantagem, pois ele é muito mais barato do que o material virgem.
O principal emprego do plástico PCR são produtos plásticos utilizados nos processos industriais. Ao ser transformado o PCR pode ganhar um aspecto escuro, de tonalidade marrom, mas isso é irrelevante quando falamos de bobinas, por exemplo.
Mas isso não quer dizer que os produtos de origem do PCR sempre terão cor escura. Pelo contrário, é possível encontrar bobinas e sacos plásticos em cores claras, como se fossem produzidos de resina virgem.
Por esse motivo, muitas indústrias podem se beneficiar da utilização deste material, especialmente no que se refere à sustentabilidade, com atuação dentro da economia circular, e a viabilidade econômica para o negócio.
Confira, a seguir, algumas aplicações industriais deste material:
- Bobinas para túnel de encolhimento (alta performance no encolhimento e resistência após aplicação);
- Bobinas para inúmeras aplicações na indústria, com alternativas em folha, tubulares, entre outras;
- Bobinas para mesa de corte (sistema de corte automático na indústria têxtil);
- Sacos plásticos e bobinas para inúmeras aplicações na indústria;
- Soluções para embalagens para proteção e transporte de produtos;
- Fitas de arqueamento, acessórios e máquinas.
A demanda pelo PCR continua sendo muito maior do que a oferta de plástico reciclado pós-consumo, mas o mercado de recicladores é um negócio em expansão, movimentando anualmente cerca de 2,5 bilhões de reais e gerando cerca de 20 mil empregos diretos.
A sustentabilidade e a inovação são o futuro da indústria do plástico!