Tonin Plásticos e Embalagens LTDA
  • Sobre Nós
  • Linha Industrial
    • Mantas, Placas e Sacos de Mantas
    • Plástico Bolha e Sacos de Plástico Bolha
    • Cantoneiras, Perfis e Tubos
  • Linha Construção Civil
  • Contato
  • Blog
11/10/2021 por Tonin Embalagens

O processo de fabricação do plástico

O processo de fabricação do plástico
11/10/2021 por Tonin Embalagens

Chegou o momento de abordar um assunto muito importante: os processos que envolvem a fabricação dos materiais plásticos.

Os plásticos são fabricados através de um processo químico chamado de polimerização, que promove a união química de monômeros para formar polímeros, sendo eles naturais ou sintéticos.

Polímeros naturais são aqueles que encontramos na natureza, assim como a borracha, celulose, proteínas, polissacarídeos, entre outros. São importantes na fabricação de inúmeros materiais como pneus e papel.

Os sintéticos são produzidos através de reações químicas, que chamamos de plástico e surgiram da necessidade de imitar os polímeros naturais.

Continue a leitura e conheça as origens, etapas de produção, aplicações e como é produzido o plástico.

A origem do plástico

O primeiro plástico sintético foi desenvolvido no começo do século XX, registrando um desenvolvimento acelerado a partir de 1920, passando então a estar presente em grande parte dos nossos utensílios.

Os materiais plásticos são subprodutos de origem da indústria do petróleo, derivados do óleo e da extração de matérias-primas no processo de refinamento do petróleo bruto ou até mesmo de gás natural.

A fabricação do plástico inicia através da destilação na refinaria, com um processo que relaciona a fragmentação do crude em corpos menores, de forma que possa estabelecer uma mistura de cadeias de hidrocarbonetos. Com base no processo inicial é identificado um elemento que apresenta grande relevância para a produção do plástico, denominada nafta.

Como funciona o processo de fabricação do plástico?

O processo de produção do plástico acontece em fábricas de grande porte, em que os materiais são moldados em estruturas utilizáveis. Há duas especificações principais e que são as mais utilizadas para denominar o desenvolvimento dos materiais plásticos.

Entenda como essas classificações funcionam:

Termoendurecíveis: ganham a forma de produtos rígidos, através do calor e por reações químicas, especialmente utilizadas para moldar novamente o componente.

Termoplástico: é aquele que tem forma endurecida quando está frio e quando submetido a alta temperatura, possui forma líquida, de maneira que seja possível moldar os produtos inúmeras vezes, gerando e incentivando o reaproveitamento eficiente pelas indústrias.

O processo produtivo do plástico segue as seguintes etapas:

1 – Preparação do molde: a matriz é revestida com um agente desmoldante para ajudar o descolamento e muitas vezes é pré-aquecido em temperatura específica para o material;

2 – Fundição: a resina sintética é mesclada como um agente de cura ou injetada na matriz, preenchendo a sua cavidade;

3 – Cura: o processo de fundição é curado no molde, até que se solidifique (quando o molde é exposto ao calor, tornando mais rápido o tempo de cura para alguns polímeros);

4 – Desmoldagem: a matriz é aberta e a parte curada é retirada.

5 – Aparar: os canais de fundição, por meio de encanamentos e costuras são lixados ou cortados conforme a proporção desejada.

Reciclagem e materiais plásticos

Há três formas de reciclagem para os plásticos, entre eles o processo químico, mecânico e o energético.

Reciclagem mecânica: o plástico utilizado neste tipo de processo é transformado em grãos que futuramente serão reaproveitados para a fabricação de produtos como embalagens não-alimentícias, peças automotivas, sacolas de lixo entre outras;

Reciclagem química: aqui é possível extrair a matéria-prima básica que será usada na produção de novos produtos plásticos, exatamente com a mesma qualidade de um produto virgem, que nunca antes foi utilizado;

Reciclagem energética: usa os plásticos utilizados e já descartados como combustível para produzir energia elétrica. Esse é um processo não tão comum no Brasil, sendo mais utilizado em países desenvolvidos economicamente como a Itália, França, Japão e Estados Unidos – locais onde a tecnologia para esta finalidade é altamente desenvolvida e os controles de emissão de poluentes são fiscalizados de maneira rígida pelos órgãos reguladores.

A Tonin Plásticos e Embalagens tem o objetivo de desenvolver e comercializar o que há de melhor em soluções para proteger seus bens pessoais ou comerciais.

Destacamos a qualidade, durabilidade e confiabilidade de todos os nossos produtos, oferecendo ainda a possibilidade de personalização de tamanhos e espessuras de acordo com a necessidade comercial de cada cliente. Entre em contato conosco e saiba mais.

 

 

Economia plástico resíduos sustentabilidade Tonin

Artigo anterior6 Ações para ter uma empresa sustentável6 Ações para ter uma empresa sustentávelPróximo artigo Vantagens e aplicações do Plástico PCR

Deixe um comentário Cancelar resposta

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.

Categorias

  • Benefícios
  • Indústria do Plástico
  • News
  • Transporte

Últimos Artigos

Embalagens no e-commerce e sua importância05/05/2022
Cientistas identificam presença de micropartículas de plástico no sangue humano18/04/2022
Mercado do plástico, como esse material pode ser sustentável?01/04/2022

A Empresa

Somos referência nacional na fabricação de mantas em polipropileno para isolamento térmico e processo de absorção acústica que contam com alta tecnologia, atendendo às necessidades do setor automotivo, construção civil, vestuário, linha branca e eletroeletrônicos.

Contato

RSC 453 Km 117,2
Linha Vicentina
CEP: 95172-090
54 3261 4768
54 3019 2145
contato@toninembalagens.com.br

NEWSLETTER

Inscreva-se em nossa Newsletter

    Tonin Plásticos e Embalagens LTDA | Desenvolvido por TREVL