Dados divulgados pela Organização Mundial da Saúde mostram que uma em cada três pessoas na Europa são expostas a altos volumes de som ao longo do dia, e 20% não têm um sono tranquilo devido ao excesso de ruído.
No Brasil a história não é diferente, de acordo com a OMS ocupamos o quinto lugar no ranking dos países com o maior índice de poluição sonora. Dados mostram que por volta de 65 a 70% do incômodo das pessoas estão associadas ao trânsito, ou seja, ao ruído rodoviário.
Da saúde ao desenvolvimento do aprendizado, passando por questões econômicas e sociais, além de conflitos judiciais e até mesmo crimes. Todos esses fatores podem ser influenciados pela poluição sonora ou por outros problemas com barulho e com a falta de isolamento acústico correto.
Por essa razão, vamos apresentar ao longo deste artigo alguns aspectos que estão indiretamente relacionados pela exposição aos ruídos.
Poluição sonora e problemas com a saúde
O primeiro ponto a ser considerado é como o barulho afeta o organismo humano e como favorece para o desenvolvimento de inúmeros problemas de saúde. Entre os problemas de saúde que têm relação com o barulho estão aqueles relacionados à audição e ao estresse.
Uma vez que a poluição sonora contribui para o aumento de casos de surdez e gera problemas psicológicos, típica situação de problema de saúde pública nas grandes cidades.
A exposição ao barulho pode causar problemas como: estresse, aceleração dos batimentos cardíacos, aumento da pressão arterial, dificuldades para dormir, ansiedade, depressão, hipertensão, entre outros. É importante lembrar que a contribuição da poluição sonora para a ocorrência desses males varia em cada organismo e depende do tempo e da intensidade do ruído ao qual a pessoa está exposta.
Como é possível livrar-se do barulho?
Estar livre dos problemas com ruídos é uma tarefa quase impossível na sociedade. Mas há soluções acústicas capazes de diminuir os efeitos da poluição sonora no organismo humano e nas relações sociais.
O tratamento acústico nos ambientes são as soluções mais eficientes para combater a poluição sonora.
Atingir o conforto acústico e reduzir os impactos do barulho demanda apoio de profissionais especializados. Por essa razão vamos apresentar a manta de isolamento termo-acústico para pisos e paredes.
A manta de isolamento termo-acústico para pisos e paredes foi desenvolvida com tecnologia de ponta e orientada por grandes pesquisas, sua eficiência foi comprovada através de ensaios técnicos. Desenvolvida para apresentar alta eficácia e excelente custo-benefício no ramo da construção civil.
A manta isola o som entre os pavimentos e as paredes, proporcionando ambientes mais silenciosos e tranquilos, além de estabilizar a temperatura, contribuindo para manter seus espaços com a sensação térmica sempre agradável.
Quer ter maior qualidade de vida e livrar-se dos problemas com o excesso de barulho? Entre em contato com a gente e saiba mais.
isolamento acústico plástico poluição sonora sustentabilidade Tonin