A história da reciclagem sempre teve um objetivo principal, transformar um produto descartado em nova matéria-prima, que serve para criar outro produto, essa ação acaba reduzindo a produção de novos resíduos pelo ser humano.
A reciclagem é exigida através da lei chamada Politica Nacional de Resíduos, que determina a reciclagem do lixo.
Podemos destacar neste processo a prática dos ‘’três erres’’ reduzir, reciclar e reutilizar. Essas três ações são capazes de colocar em prática a sustentabilidade, evitando o uso de novas matérias-primas para a produção de novos objetos.
Origem da história da reciclagem
O ser humano sempre produziu resíduos e se preocupou em descartá-los corretamente desde os tempos antigos, como na civilização hindu que existiam vestígios da utilização de tratamento de esgoto.
A partir do século XIX, com a Revolução Industrial, com meios de produção mais avançados, cresceu o número de lixo descartado, neste período se tornou extremamente necessário implantar a política de resíduos.
No século seguinte o problema já era bem maior, pois parte do lixo tinha como destino rios e mares, deste modo a partir da segunda Revolução Industrial, tornou-se indispensável a reciclagem.
Foi percebido que todo o lixo industrial e doméstico precisava de um destino adequado e neste período começou a se utilizar da reciclagem de produtos descartados para a produção de novos objetos.
Coleta seletiva
Por volta da década de 70 ganhou força a forma da separação adequada dos resíduos, principalmente nos Estados Unidos, pois foi notado que a reutilização da matéria descartada, poderia gerar uma economia significativa.
A forma mais comum utilizada para separação é por meio dos tipos de resíduos em cestos de cores diferentes, vamos conhecer cada uma deles.
Cores da reciclagem
- Cesto azul: papeis e papelões.
- Cesto verde: vidros (importância de embalar bem esse material para evitar que o pessoal da coleta não se machuque).
- Cesto amarelo: metais, latas e embalagens de alumínio.
- Cesto vermelho: plásticos em geral, embalagens, garrafas, lacres, tampinhas, entre outros.
- Cesto marrom: materiais orgânicos, restos de comida (importante lembrar que podem ser colocados em composteiras e servir de adubo para plantas).
- Cesto branco: lixo hospitalar, agulhas, seringas, materiais sujos com sangue, entre outros.
- Cesto preto: madeira.
- Cesto laranja: materiais perigosos, contaminantes, pilhas, baterias, agrotóxicos, entre outros.
- Cesto roxo: materiais radioativos (essa matéria deve ser isolada para evitar contaminação do meio ambiente e dos seres humanos).
Em alguns locais das cidades, também podem existir pontos de coleta de resíduos, como, lixo eletrônico, pneus, lâmpadas e outros materiais mais delicados.
Benefícios
Hoje a forma mais fácil de contribuir com a sustentabilidade é fazer o descarte adequado dos produtos que consumimos, além de ajudar o meio ambiente. Evitando a contaminação, estamos ajudando as pessoas que se sustentam deste meio.
Vamos citar algumas das vantagens geradas por esta ação:
- Utilização mais consciente dos recursos naturais.
- Diminuição do acúmulo de lixo nas cidades.
- Maior cuidado com a poluição da água, ar e solo.
- Reaproveitamento de materiais.
- Geração de emprego e renda.
- Proteção da fauna e da flora.
Curiosidades
Agora que já conhecemos um pouco sobre a história da reciclagem e como funciona a separação dos diferentes resíduos, vamos conferir algumas curiosidades a respeito do assunto:
- Estima-se que 25 milhões de toneladas de lixo vão parar nos oceanos todos os anos, esses resíduos podem levar a morte de muitas espécies de animais, com a reciclagem podemos reduzir essa quantidade.
- O papel é amplamente utilizado no nosso dia a dia, sua produção pode ser bem nociva ao meio ambiente, mas sua reciclagem é simples e barata e o mesmo papel pode ser reciclado cerca de 10 vezes. A cada tonelada de papel reciclado evita que 22 árvores sejam cortadas.
- O vidro tem um tempo de decomposição muito prolongado, podendo levar milhares de anos, é importante cuidar com a destinação de lâmpadas, pois a maioria contém chumbo e mercúrio, tóxicos para a saúde.
A reciclagem é a cada dia mais incentivada, principalmente por sua importância de evitar maiores prejuízos ao meio ambiente. Devemos tomar os cuidados em nossos hábitos de consumo, separar o lixo corretamente e fazer boas escolhas, priorizando produtos com materiais sustentáveis, para isso você pode contar com as nossas embalagens ecologicamente corretas que proporcionam proteção para os seus produtos.