A importância da sustentabilidade para o consumidor está cada vez mais em pauta, atualmente com as mudanças climáticas e o consumo tomando maiores proporções é imprescindível que as empresas possam ter maior cuidado perante as suas ações para não prejudicarem ainda mais o futuro do meio ambiente.
Quando falamos em sustentabilidade, nos referimos ao equilíbrio entre os cuidados com o meio ambiente e o desenvolvimento econômico. Tais ações vão colaborar com a diminuição do uso dos recursos do planeta para que as futuras gerações não tenham a falta dos mesmos.
Vamos entender um pouco mais a importância deste assunto com dados da pesquisa feita pela Opinion Box, onde mais de 2200 pessoas, entre homens e mulheres participaram.
A importância da sustentabilidade na rotina das pessoas
No dia a dia temos diversas formas de colaborar com a preservação do meio ambiente e diminuir o consumismo. Hoje em dia, muitas empresas estão aderindo a atitudes mais corretas, tanto na utilização de materiais menos nocivos para o planeta, como a entrega de produtos mais sustentáveis, diminuição ou uso de embalagens recicláveis.
Vendo este movimento das empresas é normal nos perguntarmos: qual a importância que o consumidor da para a sustentabilidade?
A pesquisa revela que 84% dos participantes se preocupam com o futuro das próximas gerações, devido às questões ambientais e 91% reduziu o consumo de produtos supérfluos, para ajudar na preservação de recursos naturais.
Neste ponto conseguimos responder à questão, a sustentabilidade está presente na hora da decisão de compra, pois 49% dos participantes afirmam ler os rótulos dos produtos para obter mais informações a respeito da empresa e seu processo de produção.
Outras formas que os entrevistados utilizam para preservar o meio ambiente são, os cuidados com o uso da água e energia elétrica. Para isso preferem lampadas mais econômicas e alguns possuem em suas residências fontes alternativas de energia (como placa solar). Mesmo algumas práticas não sendo acessíveis a toda a população devido ao custo mais alto, ainda assim 62% dos consumidores preferem pagar mais caro por produtos que agridem menos o futuro do meio ambiente.
Empresa, consumidor e a importância da sustentabilidade
Das mais de 2200 pessoas entrevistadas, 37% já deixaram de comprar produtos ou contratar o serviço de empresas não sustentáveis, os números ainda podem ser baixos, mas estão crescendo cada vez mais. Outros 60% dos entrevistados procuram empresas que trabalhem com embalagens e meios de trasporte que agridem menos a natureza.
Para as empresas, é fundamental entender a mudança de hábitos dos consumidores, assim podem adequar seus produtos e serviços as novas tendências do mercado. Estar disposto a torna uma empresa mais sustentável é se preocupar com o futuro do meio ambiente e trazer mais vantagens para os seus produtos e clientes.
Conte com as nossas embalagens 100% recicláveis para tornar o seu negócio ecologicamente correto, ter um diferencial na proteção do seu produto mantendo a qualidade.