A reciclagem de plástico está se tornando cada vez mais importante e necessária, assim como outros materiais descartados, incluindo: papel, vidro e metais. Algumas ações são fundamentais para que esses materiais tenham um destino certo e possam ser reaproveitados, ajudando na preservação do meio ambiente.
Para garantir o crescimento da reciclagem é importante as industriais se adequarem e investirem em materiais mais sustentáveis e com processo de reciclagem facilitado.
Pensando na solução para incentivar o aumento da reciclagem, o ministério da Economia e do Meio Ambiente, lançaram o programa Recicla +. Vamos falar mais sobre essa nova medida tomada pelo governo brasileiro.
Programa Recicla +: reciclagem de plástico e outros materiais
O programa, lançado no ano de 2022, planeja estimular os investimentos de reciclagem de produtos e embalagens no setor privado.
Algumas pesquisas chegaram a conclusão de que o Brasil deixa de ganhar 14 bilhões de reais por ano, devido ao lixo que ao invés de ser reciclado, vai para os aterros sanitários, isso incluem, vidros, papel, metal e plástico.
Com base nesse número, foi desenvolvido o Recicla +, com o intuito de estimular a reciclagem de plástico e outros materiais descartados, proporcionando benefício para o meio ambiente e para a economia do país.
Através deste novo incentivo será possível que cooperativas de catadores de lixo, prefeituras, setor privado e micro empreendedores gerem um certificado de Crédito de Reciclagem, por meio da nota fiscal gerada pela venda do material recolhido.
Este certificado é uma garantia de que os produtos e embalagens recicláveis estão tendo o destino apropriado.
O Certificado de Crédito tem como objetivo, contribuir para uma efetiva logística reversa dos materiais descartados, já que por lei, empresas que produzem ou importam produtos, como pneus, embalagens plásticas, lampadas, entre outros materiais, devem estimular a coleta e a reutilização do material produzido e comercializado.
Outra grande vantagem, será o aumento de até 25%, na renda dos coletores do material reciclável, através das medidas tomadas pelo governo.
Juntando as vantagens deste programa de incentivos, conseguimos visualizar o tamanho de sua importância, as indústrias conseguirão cumprir com a logística reversa dos produtos comercializados e os coletores terão uma melhor remuneração pelo seu trabalho.
Neste programa, ao invés das empresas ficarem responsáveis pela logística reversa de seus produtos e embalagens, elas podem comprar os Certificados de emissão dos créditos de reciclagem.
Proporcionando uma remuneração a mais para os separadores que coletam esse material e vendem para os recicladores finais, que serão responsáveis por comprovar o retorno do material reciclável para ser reutilizado nas indústrias.
O governo tem uma meta alta para o crescimento da reciclagem, prevendo que com os incentivos, em 18 anos a atividade salte de 2% para 48% na média nacional.
Parte fundamental da reciclagem de plástico é a comercialização e utilização de embalagens sustentáveis, na Tonin você encontra embalagens plásticas ecologicamente corretas, feitas de plástico 100% reciclável ou biodegradável.
Conheça nossa linha industrial, diversas soluções em embalagens com a característica sustentável.
plástico recicla+ reciclagem de plástico sustentabilidade Tonin