Um dos produtos que mais poluem os oceanos e rios é o plástico, para diminuir o impacto negativo desse material no ecossistema, um biólogo da Indonésia desenvolveu uma sacola feita de mandioca, que ao ser jogada no mar ou nos rios, pode servir de alimento para os peixes.
Kevin Kumala conta que criou o produto em uma viagem a Bali, ilha em que nasceu após voltar dos Estados Unidos e analisar a imensa quantidade de lixo na região.
Em 2014, ele fundou a empresa Avani Eco, uma empresa de sacolas, canudos, talheres, copos e embalagens, todos produzidos a partir de materiais biodegradáveis, que se desintegram em até 100 dias.
A sacola foi um dos últimos produtos desenvolvidos por ele. O site da empresa Avani destaca que, desde 2016, quando foram criadas, impediu-se a produção de três toneladas de produtos não sustentáveis.
“Nós buscamos continuamente nos tornar uma ponte para ajudar e encorajar comunidades e negócios a produzirem iniciativas que gerem um impacto sustentável para o meio ambiente. Encorajando o uso do termo ‘responsável’ como um valor central dos três fatores chave: reduzir, reutilizar, reciclar”, destaca a página da Avani na internet.
Kevin assinala que suas sacolas são fortes, resistentes e possuem a mesma elasticidade das que hoje são utilizadas e feitas de plástico.
“Nossos sacos de mandioca de tamanho médio podem transportar até 8 libras (3,5 kg) se transportar produtos secos”, relata o perfil da empresa no Instagram.
Considera-se que, em 2050, o mundo produzirá 33 bilhões de toneladas de plástico, lembrando que o mesmo demora 400 anos para se decompor. “Bali é um lugar paradisíaco, porém o lixo plástico já está prejudicando nosso ecossistema. Por isso, criamos soluções naturais para substituir o uso do componente”, disse Kevin Kumala, biólogo e fundador da empresa Avani.
Além do amido de mandioca, outros produtos também foram desenvolvidos com materiais naturais em sua fabricação, como por exemplo copos e canudos feitos de amido de milho e marmitas produzidas com extrato de cana-de-açúcar.
A abordagem do jovem empresário é evidentemente exibida no verso de todos os seus produtos, que dizem “Eu não sou de plástico”.
Mesmo que não tenhamos um acesso tão fácil aos produtos criados por Kevin, ainda assim há outras formas de preservar o meio ambiente. Por essa razão, utilize menos, reutilize mais e recicle sempre!