Separar o lixo é uma pequena atitude diária que pode ajudar na preservação do meio ambiente, a reciclagem do lixo, principalmente das embalagens plásticas, vem se mostrando cada vez mais relevante para a diminuição dos impactos na natureza.
Essa ação pode aliviar os aterros sanitários dos materiais que poderiam ser reciclados. Deixando nestes locais apenas os resíduos sólidos que não podem ser reaproveitados. A reciclagem, também, economiza recursos naturais e gera renda para os catadores, pessoas que trabalham com a coleta dos resíduos sólidos recicláveis.
O que é reciclagem?
Materiais recicláveis são aqueles que podem ser reutilizados para a produção de novos produtos, ao invés de serem jogados em aterros sanitários. Alguns exemplos de materiais recicláveis, são: embalagens plásticas, papel, papelão, revistas, garrafas pet, latas de refrigerante e cerveja, entre outros.
Como fazer a separação do lixo?
Em primeiro lugar, não misture materiais recicláveis com orgânicos. Sobras de alimentos, cascas de frutas, legumes e outros orgânicos devem estar em um lixo separado de materiais recicláveis, como: embalagens plásticas, metais, papeis e garrafas de vidro.
As embalagens longa vida, como latas, garrafas e potes, devem ser lavadas e secadas, antes de ir para a lixeira. O papel deve estar seco, pode estar dobrado, mas não amassado. Vidros e outros materiais pontiagudos, precisam ser embrulhados com papel grosso (jornal), ou colocados em uma caixa para evitar acidentes. Garrafas e frascos de vidro, não devem ser misturados com vidros planos.
Materiais que não vão para o lixo reciclável
Guardanapos, papeis sujos, papeis sanitários, fotografias, filtros de cigarro. Cabos de panelas, tomadas e canos. Clipes, grampos, esponja de aço, espelhos, cerâmica, porcelana. Pilhas e baterias recarregáveis precisam ser descartadas em coletores adequados, para esse tipo de material.
Embalagens mistas
As embalagens mistas, feitas de plástico e metal, metal e vidro e papel e metal, devem ser descartadas, após serem separadas. Em alguns casos não é possível fazer a separação dos materiais, como nas embalagens farmacêuticas de comprimidos, que a separação do papel metalizado e do plástico, é mais difícil. Por isso, quando você for fazer compras, se possível, de preferência por produtos com embalagens mais simples.
Curiosidades da reciclagem do plástico
O lixo plástico soma cerca de 90% de todos os resíduos descartados mundialmente. Portando é um material que merece uma atenção especial. Tenha mais atenção para separar estes resíduos, reciclando sacolas de supermercado, garrafas pet de refrigerante, tampinhas das garrafas e brinquedos quebrados. Para termos noção da importância da reciclagem, para economizar recursos naturais, a cada 100 toneladas de plástico reciclado, é economizado 1 tonelada de petróleo.
Para garantirmos um futuro mais consciente é importante cumprirmos com a nossa parte, para a preservação do meio ambiente. A separação do lixo é uma simples ação, que pode ter grande impacto para o futuro do planeta.
A Tonin Plásticos e Embalagens é especialista em produzir embalagens plásticas para envolver e proteger diversos produtos. Todas as nossas embalagens são desenvolvidas com plástico 100%reciclável e seguindo os padrões internacionais de redução das emissões de elementos poluentes. Conheça nosso portfólio completo de embalagens.
plástico reciclagem reciclagem de plástico separar o lixo Tonin