Nos dias de hoje, o mercado de plástico conta com inúmeras possibilidades em embalagens plásticas, seja no setor industrial, de alimentos ou na construção civil. Para cada nicho há opções específicas para cada necessidade. Desta forma, é essencial analisar alguns fatores para escolher a melhor para cada situação.
Dentre eles podemos citar a micragem. Mas você sabe o que é micra?
Continue com a leitura do nosso post que vamos esclarecer o que é micra e de que forma ela é capaz de influenciar na escolha das suas embalagens. Acompanhe a gente!
O que é micra?
Se refere a uma unidade de medida que é imprescindível conhecer ao optar pelo uso de embalagens plásticas. Afinal, é com base nessa informação que você saberá se o produto é indicado ou não para a finalidade que você ou sua empresa necessitam.
Micra é o plural de micrometro ou micron e corresponde a dividir 1 milímetro por 1000. Isto significa que 1 micra equivale a 0,001 milímetro. Um grão de areia, por exemplo, tem entre 200 a 500 micras.
A micra é uma unidade de medida também relacionada à espessura. Desta forma, quanto maior a sua micragem, mais resistente a sua embalagem será. Esse dado é extremamente relevante, pois representa a vida útil do produto. Isso quer dizer que uma embalagem com alta micragem terá como característica a alta proteção.
De que maneira a micragem influencia na escolha do plástico?
Como já explicado anteriormente, a micragem está relacionada diretamente à resistência do plástico. Desse modo, é fundamental levar em conta essa medida ao fazer a escolha do seu produto, seja para qual for o uso.
Afinal, uma embalagem plástica que não é resistente irá trazer inúmeros prejuízos. Na agricultura por exemplo, toda a silagem pode ser perdida se houver o rompimento do material plástico ou até mesmo a produção de um determinado cultivo protegido pode ficar inteiramente comprometida.
Outro exemplo que podemos citar é referente ao processo de transporte ou armazenagem de móveis, espelhos, mesas ou qualquer outro objeto que necessite de cuidado. Se a sua embalagem tiver uma micra insuficiente ao cuidado que seu objeto precisa, as possibilidades de prejuízos são consideráveis.
Seja qual for a utilização da sua embalagem plástica, a micragem é um dos fatores principais que devemos ter atenção para evitar possíveis prejuízos e imprevistos.
Qual a diferença entre micragem real e de mercado?
É preciso destacar que existe diferença entre micragem real e a de mercado. A real é desenvolvida como referência de espessura, já a de mercado é relacionada ao peso do produto.
Para calcular a micragem pelo peso é bem simples: digamos que uma determinada embalagem plástica tenha 36 Kg, 4 metros de largura e 100 metros de comprimento. Primeiro calcule a área da embalagem plástica (4 x 100 = 400), em seguida, divida o peso pela sua área (resultado será 0,09). Agora, é só multiplicar por 1000. Assim, essa embalagem tem uma espessura de 90 micra.
Saber o que significa micra e como calculá-la é essencial para escolher a espessura mais adequada às suas necessidades. Ao utilizar um material mais resistente, sua atividade será mais eficiente evitando possíveis prejuízos.
Que tal aproveitar a visita ao nosso blog e conhecer ainda mais sobre a indústria do plástico? Não deixe de baixar o nosso e-book gratuito e saber a importância das embalagens sustentáveis durante a pandemia. Boa leitura!