A Tonin Plásticos e Embalagens acredita que o plástico não é um vilão e considera que esta proposta de produção e consumo que surge com o conceito de economia circular torna possível minimizar o impacto do uso ao meio ambiente.
O que é economia circular?
A economia circular é um sistema adotado para incluir novas práticas e repensar a produção e o consumo, um caminho que cerca todos os setores da sociedade, analisando o ciclo dos produtos de maneira a reduzir os danos ambientais e conseguir o máximo de proveito na produção.
Quando se refere a materiais que possam ser reprocessados diversas vezes, como o plástico por exemplo, a economia circular se torna não apenas uma aliada econômica, mas também uma prática essencial para a preservação do meio ambiente.
Quais as medidas que podem ser tomadas?
- Investir no desenvolvimento de produtos renováveis, com o propósito de apoiar a economia circular no início da cadeia de valor;
- Motivar o engajamento dos consumidores em programas de reciclagem e recuperação por meio da educação, para promoção do valor dos resíduos plásticos para a economia;
- Efetuar novas tecnologias, modelos de negócios e sistemas para aperfeiçoar a cadeia de reciclagem e recuperação de materiais;
- Incentivar parcerias destinadas e comprometidas a compreender e resolver a má gestão de resíduos plásticos, principalmente o problema da destinação do lixo nos mares;
- Contribuir com políticas públicas para melhorar a gestão de resíduos e a cadeia de reciclagem;
- Fazer uso de ferramentas científicas como o ACV, para definir a melhor opção sobre o impacto econômico, social e ambiental.
Como surgiu a economia circular?
A economia circular surgiu com o intuito de proporcionar um modelo de produção que tenha um círculo de consumo fechado, ao contrário da economia linear, em que há o descarte de resíduos.
Na economia circular, quando o material não tem mais margens para o consumo, ele retorna à indústria para gerar outro. Desta forma, existe a possibilidade de lucro mesmo naquelas matérias-primas que já foram utilizadas, ou seja, é uma maneira de produção que respeita o meio ambiente e continua contribuindo para a economia.
A economia circular do plástico auxilia a indústria
Indústrias que já praticam a economia circular são capazes de retirar toneladas de resíduos plásticos por ano do meio ambiente e inserir o material novamente na cadeia produtiva em forma de novos produtos. O material reciclado é de origem nobre porque deixa de afetar o meio ambiente.
Mas para que todo esse processo evolua é necessário também um trabalho de educação com a sociedade para reduzir, reutilizar e redirecionar os produtos plásticos para o reprocessamento.
Quando aproveitado de forma sustentável, o plástico é fundamental para o desenvolvimento social e econômico com a geração de emprego e renda para as indústrias de reciclagem.
A economia circular do plástico auxilia a indústria
Essa nova estratégia além de ser benéfica ao meio ambiente, também é uma vantagem para as empresas, que podem gerar mais lucros com a mudança na maneira de produzir e consumir produtos.
Para tal, todos os agentes envolvidos no seu ciclo de vida devem permanecer comprometidos com o modelo. Empresas como a Coca-Cola, Google e Philips já estão envolvidas com projetos que têm como objetivo a implementação da economia circular no mercado.
Países como a China, Holanda e França também são exemplos que mesmo que efetivamente essa estratégia ainda não seja uma realidade, já dão sinais de que a mudança deve e está acontecendo aos poucos.
Um produto produzido a partir da economia circular não é e nem deve ter a qualidade inferior, é viável somar de forma comprometida com uma produção e um consumo mais consciente.
Nossas escolhas são o reflexo do futuro e nós, da Tonin Plástico e Embalagens, trabalhamos de acordo com nossos valores, alcançando destaque no mercado por produzir plásticos e embalagens 100% recicláveis. Desta forma, mantemos nosso compromisso em respeitar o ecossistema e contribuir positivamente com o meio ambiente.