O microplástico foi encontrado no leite materno, em uma pesquisa realizada em Roma, Itália. O estudo foi publicado na revista Polymer no dia 30 de julho de 2022. Para a realização da pesquisa foram coletadas amostras de leite materno de algumas mães, poucos dias após darem à luz.
A pesquisa comprovou que boa parte das amostrar coletadas, tinham a presença das pequenas partículas de polímeros. Alguns dos materiais encontrados foram: PVC, polipropileno e polietileno, plásticos muito presentes em embalagens plásticas e outros objetos.
Como foi realizada a pesquisa?
Para a realização da pesquisa foram tomados todos os cuidados necessários, para que as amostras coletadas não fossem contaminadas pelo ambiente externo, ou até mesmo pelos materiais usados na coleta, podendo invalidar os resultados.
No estudo, foram coletadas amostras de leite materno de 34 mães saudáveis, uma semana após darem à luz aos bebês. Ao final da pesquisa o microplástico foi encontrado em cerca de 75% das amostras retiradas.
Os pesquisadores não conseguiram detectar partículas com menos de 2 mícrons (0,0002 centímetros), o que indicar que o leite materno pode conter ainda mais dessa matéria.
Qual o objetivo da pesquisa
Esse estudo, realizado na Itália, não tem o objetivo de desincentivar a amamentação, mas sim, alertar sobre os perigos desta minuscula partícula de polímero, que se mostrou presente na alimentação de alguns bebês. Também, serve para advertir os governos, para buscarem mais formas de incentivar a reciclagem e os cuidados para combater a poluição ambiental.
Alguns especialistas recomendam que as mulheres grávidas, evitem consumir alimentos e bebidas provenientes de embalagens plásticas, assim como, cosméticos e cremes dentais que possam conter microplástico.
O que já se sabe sobre o microplástico
Essas partículas, provenientes de materiais plásticos, já foram encontradas no sangue humano, no pulmão humano (pesquisa realizada no Brasil) e outros estudos identificaram a presença até mesmo em fezes de crianças e adultos. Os especialistas ainda não sabem os efeitos do microplástico no organismo humano.
Sabemos que alguns pontos são importantes para os cuidados com o futuro do meio ambiente, são eles: a importância da indústria, desenvolver e trabalhar de forma mais sustentável; a conscientização da sociedade, em consumir e descartar adequadamente o lixo reciclável; e o incentivo dos governos para o crescimento da reciclagem de plástico, assim, evitando que muitas toneladas da matéria poluam o meio ambiente.