O plástico biodegradável é composto por materiais de origem renovável, que podem ser naturais, como milho e mandioca, ou sintéticos. É uma alternativa mais correta comparada ao plástico de origem fóssil que é amplamente utilizado nos dias atuais.
Uma grande vantagem desse material é a sua decomposição acelerada capaz de minimizar os efeitos prejudiciais na natureza, pois são biodegradados por bactérias, algas e fungos.
Esse processo evita o desenvolvimento do microplástico, que é formado pela decomposição do plástico comum, que se fragmenta em micropartículas que espalham-se no ar, água e solo.
Para ocorrer a decomposição do plástico biodegradável o material deve ser encaminhado a uma usina de compostagem, local com condições favoráveis para a ação de microrganismos que são capazes de desfazê-lo.
O que é plástico biodegradável?
É um plástico proveniente de matérias renováveis e que pode sofrer processos de biodegradação, possibilitando uma decomposição mais rápida comparada a um plástico comum.
A biodegradação é a transformação de um material por meio de microrganismos que geram como produtos água, dióxido de carbono e biomassa.
Já os plásticos de origem petroquímica, dificultam a ação dos microrganismos, prolongando por centenas de anos a sua decomposição na natureza.
Tipos de plástico biodegradável
Os plásticos biodegradáveis podem ser fabricados com materiais naturais ou sintéticos, entre os naturais podemos destacar:
- Celulose: para a obtenção de filmes e fibras, que possibilitam a fabricação do plástico;
- Amido: encontrados na mandioca, batata-doce, cará, milho, entre outros. Essas matérias-primas não necessitam de modificação como a celulose.
Já entre os sintéticos, destacam-se os poliésteres, como: poliácido lático (PLA), polibutileno de succinato (PBS), álcool polivinílico (PVA), entre outros.
Vantagens e desvantagens desse material
Por mais que o plástico biodegradável seja um material de rápida decomposição, ele necessita das condições adequadas para que esse processo seja realizado, sendo assim, todos os plásticos com essas características devem ser descartados e coletados corretamente.
A conscientização da população é de fundamental importância para a realização da separação correta e descarte de embalagens e produtos plásticos biodegradáveis, assim como a sua coleta seletiva adequada.
Todas as embalagens e produtos plásticos devem ser levados para usinas industriais de compostagens, responsáveis por proporcionar as condições favoráveis como: luz, umidade e calor, para que os microrganismos decomponham o material em aproximadamente 180 dias. Transformando o plástico em água, dióxido de carbono e biomassa.
Em relação ao custo do plástico biodegradável, pode chegar ao dobro do plástico comum, este valor está relacionado com os custos dos polímeros, amidos e celuloses, que muitas vezes competem com o preço do mercado alimentício.
Além disso, para garantir a decomposição do plástico biodegradável existe um gasto operacional para direcionar todo o material descartado para as usinas de compostagem.
Em contrapartida ao seus custos e gastos operacionais, se descartados e processados da forma correta, o plástico biodegradável pode trazer benefícios socioeconômicos, que incluem:
- Menos geração de lixo;
- Diminuição da poluição;
- Menor impacto à saúde humana;
- Menor impacto ao meio ambiente.
Os produtos e embalagens plásticas biodegradáveis podem se tornar um forte aliado para a preservação do meio ambiente, na Tonin plásticos e embalagens nos preocupamos em produzir embalagens de qualidade e que sejam ecologicamente corretas, por este motivo trabalhamos com a fabricação de diversas embalagens com plástico biodegradável.
Se você procura essa solução ecologicamente correta para a sua empresa, entre em contato conosco e saiba mais sobre as nossas embalagens com plástico biodegradável.
meio ambiente plástico plástico biodegradável sustentabilidade Tonin