Estudos da organização Oceana, revelam que 325 mil toneladas de plástico no Brasil vão parar no mar todos os anos, ou seja, 890 toneladas de plástico são despejadas no mar todos os dias.
Esse material chega de diferentes formas no oceano, por meio de plásticos despejados nos lixões, embalagens descartadas nas praias e plásticos descartados incorretamente que chegam aos esgotos, atingem os rios e podem chegar ao litoral.
A pesquisa da Oceana foi realizada no período de um ano e meio, com estudos técnicos e dados oficiais do governo, com o intuito de avaliar os impactos da poluição causada no mar brasileiro.
O Brasil é o maior produtor de plástico da América Latina, produzindo por ano 500 bilhões de itens deste material, incluindo: copos, talheres, sacos e embalagens. Infelizmente, grande parte desse material que chega ao mercado e é descartado, não recebe um destino adequado e uma boa parte vai parar no oceano.
Devido a pouca reciclagem do material ele acaba sendo despejado nos aterros sanitários, outra parte vai diretamente para o meio ambiente. Dados mostram que as taxas de reciclagem de plástico no Brasil são divergentes, mas cerca de 77% do lixo plástico está em aterros, lixões e disperso na natureza.
Como Diminuir o impacto do plástico no Brasil
Uma parte deste número alarmante de plástico descartado inadequadamente, vai de encontro com a falta de conscientização e de educação da população, para lidar de forma correta com o descarte deste material.
A indústria e os meios de reciclagem têm papel fundamental neste ciclo de reutilização do plástico, por parte dos fabricantes, devem ser utilizados material reciclável e biodegradável e os meios de reciclagem necessitam de investimentos em infraestrutura.
A reciclagem seria uma parte importante neste processo de reuso do plástico descartado, seria capaz de reduzir consideravelmente os prejuízos causados no planeta, mas é um processo que tem pouco investimento e avanço.
A reutilização do plástico tem números baixos, são apontados cerca de 9% dos resíduos plásticos reciclados globalmente. No Brasil, não se tem dados concretos sobre a quantidade de material reciclado, mas estima-se que são menos de um quarto do plástico produzido.
O caminho para um futuro melhor é a conscientização do mundo em relação ao uso e descarte do plástico, investimento mais acelerado para a reciclagem deste material descartado e a utilização de plásticos que tenham uma decomposição mais rápida, sem causar prejuízos ao meio ambiente, como os plásticos biodegradáveis.
A Tonin Plásticos e Embalagens prioriza a sustentabilidade e trabalha para entregar ao mercado opções de embalagens ecologicamente corretas. Proporcionando para as indústrias soluções que protegem, valorizam os produtos e levam mais cuidado para o meio ambiente. Precisando de embalagens para a indústria? Conheça nosso portfólio de embalagens 100% recicláveis.
meio ambiente plástico Plástico no Brasil sustentabilidade Tonin